O nome pode parecer um pouco estranho para quem não está familiarizado, mas a técnica é simples e você pode já ter ouvido falar dela. A chamada acupressão é uma técnica medicinal que pertence a uma das linhas da medicina tradicional chinesa na qual também se encontram a acupuntura e a digitopuntura. É uma forma de aliviar as dores ou estimular o funcionamento dos órgãos internos por meio da pressão de pontos nas mãos, nas plantas dos pés, nas orelhas e em algumas partes específicas do rosto. Para a medicina tradicional chinesa, estes pontos estão ligados energeticamente com o interior do nosso organismo por meio de canais vitais, nervos, veias ou artérias. É por isso que, ao pressioná-los, você pode perceber o reflexo em outros lugares do seu corpo, inclusive no seu interior e em órgãos vitais.
O estímulo de pontos da digitopuntura se consegue por meio de massagem profunda no ponto preciso. O ideal é fazer a pressão de forma profunda. Para isso, o melhor é usar a ponta ou o nó dos dedos.
A duração das massagens varia de dois a cinco minutos, dependendo da resistência do seu corpo, e você pode repetir o processo até três vezes ao dia. É importante que não exagere porque você pode estimular demais algum canal energético ou algum órgão, prejudicando assim os seus nervos.
Estes são os pontos mais utilizados na acupressão e os sintomas ou dores que o estímulo em cada um deles pode aliviar:
O estímulo do ponto GB20, também conhecido como Feng Chi, ajuda a aliviar dores de cabeça, enxaquecas, visão turva por causa do cansaço, fadiga e sintomas iniciais da gripe.
Ele está localizado na base do crânio, alinhado à coluna vertebral. É recomendável massagear este ponto com dois polegares. Ao pressioná-los, o massageado deverá sentir uma espécie de contração.
O estímulo do ponto L14, conhecido também como Hoku, ajuda a aliviar sintomas de estresse, dores faciais, dores de cabeça, dores nas mandíbulas (ou nos dentes) e tensão na nuca.
Este ponto está localizado no arco entre o dedo indicador e o polegar. Você deverá pressionar este ponto para alcançar o alívio. Se o objetivo é curar uma dor de cabeça, a massagem pode se estender mais do que cinco minutos, até o momento em que a dor começar a passar.
Ele está localizado entre os tarsos do polegar e do segundo dedo do pé. É recomendável que a massagem sobre este ponto seja leve e circular, uma vez que há muitos ossos frágeis nessa região.
Por último, o estímulo do ponto ST36 — ou Zu San Li — ajuda a aliviar problemas gastrointestinais, náuseas, vômitos, má digestão ou dor de estômago. Este ponto também ativa as funções do sistema imunológico, serve para prevenir o contágio de vírus e mantém as defesas sempre altas.